Menu

Diário de Riachão Diário de Riachão Author
Title: Paraíba avança nos saltos ornamentais e revela talentos
Author: Diário de Riachão
Rating 5 of 5 Des:
Os saltos ornamentais da Paraíba vive um momento iluminado. Com um forte trabalho na formação de novos atletas, a equipe do Grêmio Cief ve...

Os saltos ornamentais da Paraíba vive um momento iluminado. Com um forte trabalho na formação de novos atletas, a equipe do Grêmio Cief vem conseguindo resultados importantes nos últimos anos em âmbito nacional e, com isso, está se tornando uma referência na modalidade. Uma prova de todo desse sucesso é que a equipe paraibana conta com a presença da atleta Luana Lira na Seleção Brasileira, que atualmente está fazendo um estágio internacional na China.

Além disso, o Grêmio Cief conquistou recentemente um resultado importantíssimo no Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais, nas categorias A e B. Com apenas três participantes, o time obteve cinco medalhas, sendo três de ouro, todas com o jovem Tales Lourenço, uma de prata e outra de bronze, obtidas por Luana Lira. O bom desempenho fez com que a equipe terminasse a competição nacional na 3ª colocação geral.

Para completar o ano incrível, os atletas Tales Lourenço e Giovanna Accioly, foram convocados para representar o país nos I Jogos Sul-Americanos da Juventude, competição que será realizada entre os dias 18 a 30 de Setembro, em Lima, no Peru. Além deles, o treinador Edmundo Vergara também foi chamado. Contente com a convocação, Giovanna espera conquistar um grande resultado.

“Eu estou muito feliz com essa notícia e acho que tenho condições de voltar com uma medalha. Já são sete anos de treinamentos, vindo aqui (Vila Olímpica Ronaldo Marinho) treinar todos os dias, então, me sinto preparada”, disse a atleta 4ª colocada na prova da plataforma no Brasileiro deste ano.
Apesar de tudo isso, o técnico Edmundo Vergara afirmou que o melhor ainda estar por vir. “Eu diria que o nosso melhor momento ainda vai chegar. Eu assumi o comando da equipe a pouco mais de um ano e estou trabalhando forte para que a nossa equipe possa obter resultados nacionais e até internacionais. Acredito que estamos num momento muito especial, mas acredito que ainda não chegamos no auge e vamos continuar crescendo”.

Renovação à vista

Um dos trabalhos que mais orgulha Edmundo Vergara é o processo de renovação dos saltos ornamentais da Paraíba. Pouco depois que assumiu, o treinador percebeu que estava faltando um trabalho de base. Com isso, resolveu formar uma escolinha para formar novos atletas na modalidade. Cerca de oito meses depois, os resultados já começaram aparecer.

Com seis atletas participando da escolinha, Vergara já está preparando a equipe infantil para participar do Campeonato Brasileiro nas categorias C e D, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, em Belém (PA). Entre os destaque esta nova geração estão os jovens Ana Laura Albuquerque e Leonam Gustavo. Segundo o treinador, o nosso time tem tudo para fazer bonito na competição nacional.

“Quando assumi percebi a falta de atletas de base, por isso criei essa escolinha. Apesar do pouco tempo, esse grupo vem evoluindo bastante. Não é à toa que no final do ano já vão participar de um Campeonato Brasileiro e com boas chances de conseguirem resultados expressivos. Nossa expectativa é ficar entre os três melhores times do Brasil”, explicou o treinador do Grêmio Cief.
Brilho paraibano

Outro fator que evidencia a evolução da modalidade no Estado é a convocação de Luana Lira para a Seleção Brasileira que realiza o segundo estágio internacional visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A equipe brasileira, composta por dez atletas, está em Pequim, na China, sendo treinada pela conceituada técnica Yu Fen.

Os atletas foram selecionados pela técnica chinesa no Campeonato Brasileiro, em agosto deste ano. Yu Fen foi treinadora da seleção de seu país e reveladora de campeãs olímpicas como Wu Mingxia e Guo Jingjing. A estratégia adotada é focada nas provas sincronizadas de trampolim e plataforma, pois o país já possui vaga assegurada e a disputa abre maiores chances de finais para o país.
Antes de viajar, Luana disse que essa oportunidade será importante para o seu desenvolvimento. “Eu estou muito contente com mais essa oportunidade me dada. Eu vou aprender bastante treinando ao lado dos melhores atletas do mundo”, contou a paraibana.

Grande promessa

Eleito o melhor atleta do último Campeonato Brasileiro, Tales Lourenço desponta como uma das grandes revelações do país nos saltos ornamentais. Na competição nacional, disputada no mês passado, o paraibano faturou a medalha de ouro nas três provas que disputou (plataforma e trampolim de 1 e 3 m). O jovem paraibano revelou que disputar uma edição dos Jogos Olímpicos é o grande sonho de sua vida.

“Acho que o sonho de todo atleta é participar de uma Olimpíada. Estou trabalhando forte, treinando com dedicação para realizar meu objetivo. Sei que é difícil, mas vou lutar para tentar chegar lá. Vou em busca do meu sonho até o fim”, contou o atleta.

Feliz com o seu momento no esporte, o atleta agora se prepara para a sua primeira viagem internacional. Ao lado de Giovanna Accioly e do seu treinador Edmundo Vergara, Tales vai representar o Brasil no nos I Jogos Sul-Americanos da Juventude, competição que será realizada entre os dias 18 a 30 de Setembro, em Lima, no Peru.

“Estou muito feliz porque o resultado dos meus treinamentos está sendo compensado. Também estou muito ansioso porque esta será a minha primeira viagem internacional, então, fica sempre aquele friozinho na barriga. Espero chegar lá e representar bem o Brasil e a Paraíba”, contou o saltador de apenas 17 anos.

Conexão Noticias com Portal Correio

Veja também:
Menina de 6 anos vai brincar e é estuprada; pai dos colegas é suspeito do crime

Jornal da Inglaterra diz que Anitta estaria tentando ficar ‘branca’

Dilma anuncia investimento de R$ 19,5 mi para a PB
Reações:

Sobre o Diário de Riachão

Publicidade

Postar um comentário Blogger

Comente esta notícia

 
Top