Menu

Diário de Riachão Diário de Riachão Author
Title: Cartões do Bolsa Família são encontrados em lixão no Pará
Author: Diário de Riachão
Rating 5 of 5 Des:
Comerciante afirma que vai entregar uma parte dos cartões à Polícia Federal (Foto: Arquivo Pessoal/Janicélio de Souza) Cerca de 200 en...
Comerciante afirma que vai entregar uma parte dos cartões à Polícia Federal (Foto: Arquivo Pessoal/Janicélio de Souza)

Cerca de 200 envelopes com cartões do Bolsa Família, um dos programas sociais do Governo Federal, foram encontrados no lixão do município de Juruti, na região do Baixo Amazonas paraense. O material foi retirado do local por uma moradora da cidade, que teria distribuído gratuitamente os cartões aos respectivos titulares. A denúncia foi feita por outro morador de Juruti, o comerciante paulista Janicélio Sabino de Souza.

Segundo ele, o material foi encontrado em meados do último mês de agosto. "Os envelopes estavam lá [no lixão], e foram reunidos e entregues a uma moça. Alguns estavam abertos, mas a maioria ainda estava lacrada. Como a cidade aqui é pequena, a notícia logo se espalhou e quem estava esperando receber o cartão procurou esta pessoa para verificar se o seu [cartão] estava lá. De todos os cartões encontrados, a maioria foi entregue à população, mas 33 sobraram, e chegaram até mim", conta o comerciante.

Assim que recebeu os envelopes, Janicélio diz que procurou a agência dos Correios no município. O gerente da agência teria dito ao comerciante que estava "quite com suas obrigações", e que o malote foi entregue à Caixa Econômica Federal da cidade. "A Caixa [Econômica] recebe os cartões dos Correios, mas depois entrega o material para um órgão de assistência social da prefeitura, que é quem distribui estes cartões", explicou Janicélio.

De acordo com o comerciante, nenhum possível titular dos cartões o procurou para reaver os envelopes. "Eu não tenho porquê ficar com estes cartões e não sei de quem são, então entreguei tudo ao meu advogado, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Devemos entregar isso para a Polícia Federal em Santarém ainda hoje [segunda-feira, 7 de outubro]", afirmou.

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que tomou conhecimento do fato no último dia 2 de outubro, através de um ofício da Prefeitura Municipal de Juruti. A Caixa esclarece que está apurando os fatos, e que não recebeu nenhuma reclamação de beneficiários em suas unidades ou através do telesserviço. Quanto ao pagamento, a Caixa informa que os benefícios estão disponíveis de acordo com o calendário e podem ser sacados nas agências do banco.

De acordo com a nota da Caixa, o lote dos cartões que estavam no lixão já foi cancelado, e uma nova emissão monitorada já foi providenciada, sem qualquer prejuízo aos beneficiários.

O G1 entrou em contato com a agência regional dos Correios em Belém, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o caso. A Delegacia da Polícia Federal em Santarém, responsável pela região de Juruti, informou que até a tarde desta segunda-feira (7) ainda não havia registrado nenhum protocolo relativo a estes cartões.


G1
Reações:

Sobre o Diário de Riachão

Publicidade

Postar um comentário Blogger

Comente esta notícia

 
Top