Menu

O Diário de Riachão O Diário de Riachão Author
Title: Escassez de água e manifestações podem ser abordadas no Enem
Author: O Diário de Riachão
Rating 5 of 5 Des:
Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado este ano nos dias 8 e 9 de novembro, os aluno...
Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado este ano nos dias 8 e 9 de novembro, os alunos que vão participar da prova devem estar atentos aos possíveis temas da temida Redação, que consiste na produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um assunto de ordem social, científica, cultural ou política. O professor de Redação, Rafael Rubens, elencou algumas dessas questões e disse que a escassez de água enfrentada pelo país, sobretudo na metrópole de São Paulo, é um dos temas mais preocupantes e que talvez figure na proposta do exame, uma vez que reflete um problema ambiental de grandes proporções.

“Há muito tempo a seca prejudica nordestinos, mas dessa vez a coisa acontece em locais de maior visibilidade midiática, por isso é tão provável que a escassez de água no Brasil seja tema do Enem 2014″, ressaltou o professor, completando ainda que desde 1998 o Enem possui uma política de tratar dos assuntos de forma mais genérica e neutra, deixando ao aluno a possibilidade de dar mais ênfase a um ou outro caso isolado que ilustre a situação do problema.

Outros assuntos prováveis tanto pela relevância quanto pela atualidade são aqueles que possuem ligação com as manifestações populares ocorridas no Brasil em 2013, que dá margem para tratar de outras grandes manifestações que ocorreram na história do país, a exemplo da Primeira Guerra Mundial, que completa seu centenário este ano, o Golpe Militar, ocorrido há 50 anos, a Comissão Nacional da Verdade, as Diretas Já, entre outros.

Saia na frente 
Para o professor Rafael Rubens, a melhor forma de sair na frente e garantir uma boa nota na redação do Enem é conhecer os critérios de correção da mesma. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na internet um Guia do Participante que contém as cinco competências que avaliam o texto. “É imprescindível que o aluno leia este manual. Além disso, é interessante que se escreva primeiro a Redação antes de ir fazer a prova objetiva, pensando nas ideias-chave após ler os textos de apoio. E o fundamental: ler bastante e treinar nesta reta final sobre os temas possíveis”, relatou Rafael.

Preparação
Os cursinhos preparatórios para o Enem estão intensificando suas aulas, de modo a ofertar aos estudantes laboratórios de Redação e aulas extras para aqueles que possuem maior dificuldade na produção de textos. Muitos colégios e cursos propõem os temas e disponibilizam professores para corrigir quantas redações o aluno se propor a fazer.

Dois professores avaliarão o desempenho do aluno de acordo com os seguintes critérios:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Dez temas que podem cair no Enem
1º Escassez de água
2º Os 50 anos do Golpe Militar de 64
3º Os 100 anos da Primeira Guerra Mundial
4º Comissão Nacional da Verdade
5º “Os justiceiros” das ruas
6º Racismo no contexto do futebol
7º O poder do voto evangélico e o estado laico
8º A migração de Africanos para o Brasil
9º O respeito aos deficientes físicos
10º Campanha de Vacinação do HPV

Fernanda Figueirêdo
Reações:

Sobre o Diário de Riachão

Publicidade

Postar um comentário Blogger

Comente esta notícia

 
Top