Menu

O Diário de Riachão O Diário de Riachão Author
Title: Apenas 48% dos jovens concluem o ensino médio na Paraíba
Author: O Diário de Riachão
Rating 5 of 5 Des:
A Paraíba ficou na 18ª colocação no ranking nacional dos jovens que concluem o ensino médio até os 19 anos, segundo estudo divulgado nesta...
A Paraíba ficou na 18ª colocação no ranking nacional dos jovens que concluem o ensino médio até os 19 anos, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (8) pela ONG Todos pela Educação. O levantamento foi feito com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, divulgada em setembro.

De acordo com o levantamento, o ensino médio é cursado até o seu final por apenas 48,3% dos paraibanos que tem até 19 anos, percentual abaixo da média nacional que ficou em 54,3%.

Os números colocam o estado na quinta colocação em nível regional. Ele fica atrás do Ceará (54,3%), de Pernambuco (49,8%), do Piauí (49%) e de Sergipe (48,9%).

Segundo o Todos pela Educação, o indicador é calculado anualmente com base nos dados da Pnad. Em 2010, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o Censo Demográfico, a Pnad não foi realizada. Por causa da diferença metodológica (os dados do Censo são censitários, e a Pnad é amostral), o levantamento do Todos pela Educação não divulga os resultados refentes ao ano de 2010.

O levantamento divulgado nesta segunda mostra que taxa atual ainda está longe do plano de metas estabelecido pelo Todos pela Educação para 2022. Para cumprir a meta, nos próximos nove anos, a taxa de jovens de 19 anos com ensino médio completo suba para 90%. Já a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) é chegar a 2022 com 85% dos alunos de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio.

Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do Todos pela Educação, diz que depois de 2009 esperava-se um crescimento mais acelerado, o que não vem ocorrendo. “Nesse ritmo de crescimento do ensino fundamental e na estagnação do ensino médio, não vamos alcançar a meta do PNE. A situação é preocupante.”

Blog do Gordinho com G1
Reações:

Sobre o Diário de Riachão

Publicidade

Postar um comentário Blogger

Comente esta notícia

 
Top